1. Pedido de cartão de cidadão

2. Levantamento de cartão de cidadão

3. Alteração de morada

 

1. Pedido de cartão de cidadão

O pedido de Cartão de Cidadão através da Secção Consular é feito presencialmente.

As marcações para renovação, primeiro pedido e levantamento do Cartão de Cidadão são feitas através do serviço de agendamento online:

O requerente deve trazer o cartão de cidadão/bilhete de identidade atual. Caso se trate da primeira vez que solicita um documento de identificação português, deverá trazer cópia do assento de nascimento e o passaporte estrangeiro atual (se aplicável).

Os requerentes devem apresentar um comprovativo de morada de um dos seguintes países: Arábia Saudita, Bahrein, Sultanato do Omã ou República do Iémen (por exemplo contrato de alojamento, facturas da luz, água, prova de National Adress saudita, certificado de morada do Bahrein, etc).

Após a realização do pedido, o Cartão de Cidadão e os respetivos códigos são recebidos na Embaixada, por mala diplomática, no prazo médio de 4 semanas.

Dependendo da idade do requerente e do tipo de cartão, o serviço de emissão tem um custo entre 90 SAR e 103 SAR, pagos em dinheiro.

  

2. Levantamento de cartão de cidadão

Uma vez avisado que o Cartão de Cidadão se encontra disponível na Embaixada, o requerente pode marcar o levantamento do cartão na Secção Consular, através do mesmo portal de agendamento online.

As informações gerais sobre o processo relativo a este documento estão disponíveis no Portal da Comunidades em: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/servicos-consulares/cartao-de-cidadao

 

3. Alteração de morada

A morada no cartão de cidadão pode ser alterada online em https://eportugal.gov.pt/servicos/alterar-a-morada-do-cartao-de-cidadao.

Contudo, os correios sauditas em muitos casos não conseguem proceder à entrega das cartas com o código de confirmação de alteração na nova morada na Arábia Saudita.

A única alternativa passa pelo pedido de emissão de novo cartão de cidadão, já com a morada saudita associada, o que apenas pode ser feito presencialmente na Embaixada (mais informações no ponto 1. desta página).

 

---

  • Partilhe