1. Pedido de cartão de cidadão
2. Levantamento de cartão de cidadão
3. Alteração de morada
1. Pedido de cartão de cidadão
O pedido de Cartão de Cidadão através da Secção Consular é feito presencialmente.
As marcações para renovação, primeiro pedido e levantamento do Cartão de Cidadão são feitas através do serviço de agendamento online:
O requerente deve trazer o cartão de cidadão/bilhete de identidade atual. Caso se trate da primeira vez que solicita um documento de identificação português, deverá trazer cópia do assento de nascimento e o passaporte estrangeiro atual (se aplicável).
Após a realização do pedido, o Cartão de Cidadão e os respetivos códigos são recebidos na Embaixada, por mala diplomática, no prazo médio de 4 semanas.
2. Levantamento de cartão de cidadão
Uma vez avisado que o Cartão de Cidadão se encontra disponível na Embaixada, o requerente pode marcar o levantamento do cartão na Secção Consular, através do mesmo portal de agendamento online.
As informações gerais sobre o processo relativo a este documento estão disponíveis no Portal da Comunidades em: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/servicos-consulares/cartao-de-cidadao
Dependendo da idade do requerente e do tipo de cartão, o serviço de emissão tem um custo entre 90 SAR e 103 SAR, pagos em dinheiro.
3. Alteração de morada
A morada no cartão de cidadão pode ser alterada online em https://eportugal.gov.pt/servicos/alterar-a-morada-do-cartao-de-cidadao.
Contudo, atualmente, os correios sauditas não estão a proceder à entrega da maioria das cartas com o código de confirmação de alteração na nova morada.
A única alternativa passa pelo pedido de emissão de novo cartão de cidadão, já com a morada saudita associada, o que apenas pode ser feito presencialmente na Embaixada (mais informações no ponto 1. desta página).
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