A aposta de Portugal no conhecimento, no estímulo à criatividade e inovação, constitui uma prioridade do XXI Governo Constitucional, materializada, entre outros domínios, na definição de políticas públicas no domínio da internacionalização, envolvendo as áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e dos Negócios Estrangeiros.

Em Portugal, o ensino superior e o sistema de ciência e tecnologia têm conhecido um processo de internacionalização sem precedentes, alcançando um reconhecimento expresso a diversos níveis. Entre outros aspetos nos seguintes planos: aumento de 119% do número de estudantes estrangeiros nos últimos 8 anos; crescimento de 74% de doutorados entre 2000 e 2010; nos últimos 25 anos a produção científica portuguesa aumentou 35 vezes e as instituições de ensino superior portuguesas alcançam a cada ano melhores lugares nos principais rankings internacionais de referência, 7 cursos no Top 50 do ranking de Xangai em 2018.

No sentido de promover o conhecimento e a internacionalização dos Sistemas de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Governo Português lançou a iniciativa Estudar e Investigar em Portugal / Study & Research in Portugal, compreendendo uma plataforma de divulgação das instituições, projetos e atividades relacionadas com o ensino superior, a ciência e a tecnologia nacionais.

Study & Research in Portugal é um instrumento fundamental para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura.

Um dos objetivos inscritos no plano de promoção da Iniciativa Estudar e Investigar em Portugal dirige-se especificamente às comunidades portuguesas no estrangeiro, dando a conhecer o que representa hoje o sistema de ensino superior e de ciência e tecnologia em Portugal, constituindo alternativa e oportunidade para estudar ou investigar, investir e promover mais conhecimento, gerando contextos de inovação de referencia internacional. Os emigrantes portugueses e seus familiares mais diretos no estrangeiro podem se candidatar ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Tendo mesmo acesso a um contingente especial, com um número de vagas reservadas correspondente a 7% do total. Para mais informações sobre este e contingente, condições de acesso e candidatura, os interessados podem visitar esta página da Web.

  • Partilhe